Quem viveu sua infância ao final dos anos 80 e ao longo dos anos 90, com certeza irão se lembrar da equipe de heróis Flashman. Confira fatos e curiosidades sobre a série!

Fazendo parte da franquia Super Sentai, iniciada no Japão em 1975 com séries do gênero sendo lançadas initerruptamente desde então por lá a cada novo ano, Choushinsei Flashman originalmente chamada, foi lançada no ano de 1986, sendo exibida até fevereiro de 1987.

Por aqui, intitulada Comando Estelar Flashman, a equipe de heróis desembarcou na televisão brasileira em 1989 pela extinta Rede Manchete, onde ficou em exibição até o ano de 1992 com diversas reprises, tamanho sucesso.

Posteriormente, Flashman fez sucesso nas tardes da Rede Record entre os anos de 1994 e 1996, marcando gerações de fãs ao longo de sua trajetória pelo país.

Ao todo a série possui 50 episódios produzidos, além de dois curta-metragens que acompanhava a história de 5 crianças raptadas por um grupo de alienígenas conhecidos como Caçadores Espaciais, que seguiam as ordens do chamado Império Mess.

Obviamente, essas mesmas cinco crianças se tornariam os Flashman, que passam a buscar pelos seus pais ao longo dos episódios e a impedir que o Império Mess conquiste o planeta Terra para seus planos maquiavélicos.

Jin/Red Flash, Dan/Green Flash, Go/Blue Flash, Sara/Yellow Flash, Lu/Pink Flash, deixaram suas marcas na memória afetiva das pessoas, e fizeram dos Flashman uma das maiores equipes de heróis japoneses já vistas na Tv.

Confira abaixo alguns fatos e curiosidades sobre a série:

Comando Estelar Flashman: Fatos e curiosidades sobre a série

1 - No Japão, Flashman teve média de 12.3% na audiência. É a quinta série Super Sentai de maior audiência, perdendo para Gorenger (16.1%), Denziman (13.5%), Sun Vulcan (12.5%) e Goggle Five (12.3%).

2 - O episódio de maior audiência de Flashman foi o 27 (Golpe da Amizade), com 16.3%. Já o episódio de menor audiência foi o 21 (Triste Guerreira), com 6.2%.

3 - Antes de Flashman, o ator Tota Tarumi (Jin/Red Flash) já havia feito pontas em Gavan (ep. 38) e Sharivan (ep. 44). Em 1990, interpretou o vilão Yuichi Hirosaki nos episódios 31 e 32 de Winspector, que introduziram a arma suprema de Fire, a Giga Stream. Também esteve em Exceedraft (ep. 30) e Janperson (ep. 12).

4 - Kihachiro Uemura (Dan/Green Flash) interpretou o vilão Chevalier entre os episódios 28 e 47 de Fiveman, série Super Sentai de 1990. Fez uma participação no episódio 13 de Gridman (série que deu origem ao Superhuman Samurai) como Akira Noguchi. Uemura já esteve no Brasil em janeiro de 2020 como atração do Rio Matsuri, junto com Walter Jones (Zack/Ranger Preto em Mighty Morphin Power Rangers).

5 - Jo Ishiwatari (Go/Blue Flash) fez participações especiais em Maskman (ep. 34), Jiban (ep. 42) e Jetman (eps. 23 e 24).

Três meses antes da estreia de Flashman no Japão, a atriz Yoko Nakamura (Sara/Yellow Flash) havia participado do episódio 45 de Changeman como Aira, a garota do planeta Niji. Também esteve no episódio 35 de Fiveman como Yuriko, sendo esta sua última participação no gênero tokusatsu. Na década de 1980, ela teve uma curta carreira como cantora pop.

6 - Mayumi Yoshida (Lu/Pink Flash) já apareceu nas séries tokusatsu Kamen Rider Black (ep. 37), Winspector (eps. 13 e 14), Solbrain (ep. 5) e Jetman (ep. 12).

7- Quem vestia o traje de Red Flash, nos bastidores, era o dublê Kazuo Niibori. Por 13 anos consecutivos, ele foi o dublê dos vermelhos de Super Sentai — de Battle Fever J a Jetman.

8 - Akira Ishihama (Dr. Tokimura) esteve em Jiban como Yanagida, além de participar do episódio 41 de Ultraman 80 (Eighty, de 1980), do episódio 9 de Solbrain (de 1991) e dos filmes Kamen Rider Black: Terrifying! The Phantom House of Devil Pass (de 1988) e Shin Kamen Rider: Prologue (de 1992).

9 - Tamie Kubota (Setsuko Tokimura) havia aparecido no episódio 11 de Gavan como a mãe do herói-título. Também esteve em Ultraman Taro (ep. 36), Tiger Seven (ep. 15), Robot 110-ban, Kamen Rider (Skyrider, ep. 30) e Machineman.

10 - Koji Shimizu (Dr. Keflen) retornou à franquia Super Sentai no episódio 7 de Boukenger (versão original de Power Rangers Operação Ultraveloz) como Jimon Kagawa. Também esteve em Ultraman Ace (ep. 4), Ultraman Dyna (ep. 38) e Ultraman Cosmos (ep. 42).

11 - Sayoko Hagiwara (Nefer) interpretou as heroínas Ryoko Hoshi/Yullian (nos últimos oito episódios de Ultraman 80) e Rei Tachibana/Dyna Pink (em Kagaku Sentai Dynaman). Em janeiro de 2014, apareceu no episódio 43 de Kyoryuger como a mãe do Kyoryu Green, junto de Junichi Haruta (MacGgaren em Jaspion). É casada com o ator Yuu Tokita, o Yellow em Dynaman. Hagiwara já esteve no Brasil em dezembro de 2019 como atração do Ressaca Friends.

12 - Yutaka Hirose (Wandar) foi os vilões Dr. Kemp em Liveman, Tranza em Jetman e Jin Matoba em Dairanger. Fez pontas em várias séries como Jaspion, Changeman, Kamen Rider Black, Winspector e Solbrain. Se destacou também como General Zander em Changéríon e como o anti-herói Naozumi Shirakawa nos episódios 49 e 50 de Kamen Rider Agito.

13 - Jouji Nakata (Kaura) interpretou o vilão Professor Bias em Liveman. Fez participações em várias séries como Kamen Rider Black, Winspector, Solbrain, entre outros.

14 - Yoshinori Okamoto (Galdan) viveu como os vilões Buba em Changeman, Oyobu em Maskman e Dr. Ashura em Liveman. O ator/dublê tem uma extensa carreira no gênero tokusatsu.

15 - A hierarquia dos dublês de Flashman teve a mesma formação em Changeman e Maskman. Kazuo Niibori (vermelho), Koji Matoba (preto/verde), Tsutomu Kitagawa (azul), Masato Akada (branca/amarela) e Yuichi Hachisuka (rosa).

16 - Flashman teve participações especiais dos seguintes atores de Super Sentai: Kouji Unogi (Dyna Blue em Dynaman) como Guarda Hiroshi no episódio 5, Kazuoki Takahashi (Change Griffon em Changeman) como Miran no episódio 21, Ryosuke Kaizu (Red Mask em Maskman) como Ryu Wakasa no episódio 2) e Mina Asami (Igan e Ian em Maskman) como Sibere no episódio 40.

17 - O cantor Taku Kitahara interpretava os temas de abertura (Choushinsei Flashman), encerramento (Fighting Pose Flashman!) e cinco temas de inserções.

18 - Takayuki Miyauchi, cantor de séries como Winspector, Solbrain e Kamen Rider Black RX, interpretou três temas de inserção, incluindo “Kagayake! Flash King“.

19 - Houve duas músicas creditadas a personagens da série. “Body Action, Dance Ja Nai Wa Yo” foi interpretada por Sara (Yoko Nakamura) e “Boku Wa Mag” pelo robô Mag.

20 - Os braceletes de transformação dos heróis são chamados de Refração Flash (Prism Flash). Suas armas são o Star Laser (Prism Shooter), que se converte em espada e escudo. Seus veículos são as motos Turbo Laser (Flash Hawks).

21 - Suas armas individuais são: Sword Laser (Prism Holy Sword, para Red), Gloves Laser (Prism Kaiser, para Green), Laser Ball (Prism Ball, para Blue), Freeze Laser (Prism Batons para Yellow) e Shoes Laser (Prism Boots para Pink). Além dos canhões Red Vulcan (Red Vul), Green Vulcan (Green Vul), Blue Vulcan (Blue Vul), Yellow Vulcan (Yellow Vul) e Pink Vulcan (Pink Vul), que combinadas formam a Cosmic Vulcan (Rolling Vulcan).

22 - Blue Flash possui também a Estrela Projétil (Star Darts) como arma alternativa. Quando Sara e Lu não estão transformadas elas usam a Bola Projétil (Shocking Beads) e os (levemente ridículos) Corações Projétil (Shocking Hearts), respectivamente. Dan utiliza os socos ingleses Knuckle Guards (jamais traduzidos na dublagem).

23 - Flash King reapareceu nos filmes Gaoranger vs. Super Sentai (de 2001) e Gokaiger Goseiger Super Sentai 199 Hero Great Battle (de 2011).

24 - No especial de vídeo Toei 100 Great Hero Super Fight (de 1986), Flash King foi elencado como o herói de número 98, logo a frente de Spielvan e Lady Diana, elencados como os heróis dos números 99 e 100, respectivamente.

25 - Esta é a primeira série Super Sentai em que os sobrenomes dos heróis não são revelados. Com a exceção de Sara, que descobriu que é filha do casal Tokimura.

26 - É também a primeira série da franquia em que todos os heróis têm seus nomes no formato katakaná.

27 - Flashman foi o primeiro Super Sentai a ter uma narração de abertura antes da apresentação do título do programa.

28 - Esta foi a última série da franquia a não levar o nome “Sentai” no título. Anteriormente isso aconteceu também com JAKQ Dengekitai (de 1977), Battle Fever J (de 1979) e Choudenshi Bioman (de 1984).

29 - Flashman é a décima série Super Sentai, considerando Gorenger e JAKQ, que só foram incluídos oficialmente na franquia em 1995, com o anúncio de Ohranger. Por isso, o 10º aniversário foi celebrado com as séries Liveman (de 1988) e Turboranger (1989). Até então, Battle Fever J (de 1979) era a série pioneira.

30 - Embora os heróis tenham nascido na Terra, esta é a primeira série Super Sentai onde os heróis não cresceram no nosso planeta. Logo, a primeira equipe a ser formada por heróis que nasceram fora da Terra foi Gokaiger (de 2011).

31 - Flashman foi a primeira série a não ter um mentor para o quinteto.

32 - Nos primeiros 10 episódios, o narrador da série na versão brasileira era Francisco Borges, que havia feito o mesmo papel em Jaspion e Changeman. Carlos Alberto Amaral assumiu a função a partir do episódio 11 e foi o narrador da grande maioria das séries tokusatsu que viriam ao Brasil nos próximos dois anos. Ambos são falecidos.

33 - O ator e dublador brasileiro Fábio Lucindo, conhecido por ser a voz do protagonista de Pokémon, Ash Ketchum, por mais de 15 anos, atuou em um dos comerciais de Flashman da Everest Brinquedos focado nas compras de Natal.

34 - No episódio 48, o duelo entre Red Flash e Kaura se passava durante um pôr do sol. Porém, as cenas seguintes – com a luta dos Flashman contra os soldados Zoloh e Galdess e na luta do Titan Jr. contra o mesmo monstro – não tinham tons avermelhados do entardecer. Isso foi corrigido no último volume do DVD da série no Japão e consequentemente no DVD nacional lançado pela Focus Filmes.

35 - Na manhã do dia 22 de janeiro de 2011, a TV Asahi exibiu o programa 35 Dai Hero Sentai Ikkyo Dai Kokai SP (das 10h50 às 11h45). Era um especial que serviu como prévia das comemorações dos 35 anos de Super Sentai, além de divulgar o filme Tensou Sentai Goseiger vs. Shinkenger: Epic on Ginmaku, que estreou nos cinemas japoneses na mesma data e teve a primeira aparição do quinteto Gokaiger. Neste especial, os finais de Flashman, Jetman e Dairanger foram apontados como os três melhores da franquia.

36 - Após 25 anos do final da série, Dan aparece brevemente no episódio 49 de Kaizoku Sentai Gokaiger (versão original de Power Rangers Super Megaforce), ao lado de Takayuki Hiba/Vul Eagle (de Sun Vulcan), Hayate/Change Griffon (de Changeman), Akira/Blue Mask (de Maskman) e Remi Yoshikawa/Five Yellow (de Fiveman).

37 - Como consequência, Gokaiger foi adaptado para Power Rangers Super Megaforce (de 2012). Cenas onde os piratas do espaço usavam poderes de Changeman, Flashman, Maskman e alguns outros esquadrões que não foram ocidentalizados foram reaproveitadas — com a desculpa de que eram “poderes jamais vistos na Terra”. Os poderes de Flashman foram rebatizados como “Prism”, enquanto Changeman ficou como “Blitz”, Maskman como “Lightning”, Dairanger como “Squadron” e Fiveman como “Supersonic”. Estas equipes posteriormente, passaram a ter suas origens contadas em 2018 através dos quadrinhos de Power Rangers, pela editora BOOM! Studios.